O que são servidores DHCP? Funções e como funciona
[ad_1]
Protocolo de Configuração de Host Dinâmico ou comumente abreviado, DHCP é um protocolo baseado em servidor usado para facilitar a implantação de endereços IP em uma rede automaticamente. Isso certamente será muito útil porque você não precisa definir manualmente o endereço IP de um dispositivo para outro.
Então, como exatamente o DHCP funciona? Para mais detalhes, veja a análise completa abaixo, vamos lá, amigo!
O que é DHCP?
Como mencionado anteriormente, DHCP significa Protocolo de Configuração de Host Dinâmico. A definição de DHCP é um protocolo usado para fornecer e distribuir endereços IP automaticamente para outros dispositivos conectados a uma rede.
Em outro sentido, o DHCP é um protocolo baseado em cliente ou servidor que pode fornecer automaticamente configurações de rede a outros dispositivos para que a alocação de endereços IP se torne mais fácil.
Resumindo, o DHCP é um protocolo que facilita a distribuição de endereços IP porque é feito automaticamente.
Diferença entre servidor DHCP e cliente DHCP
Em seu sistema de trabalho, o DHCP é um protocolo que consiste em dois tipos, ou seja, servidor DHCP e cliente DHCP. A diferença entre os dois é a seguinte.
Um servidor DHCP é um dispositivo cujo trabalho é gerenciar, preencher, fornecer e distribuir automaticamente endereços IP para cada computador cliente que esteja na mesma rede.
Em outras palavras, o servidor DHCP como parte que ajuda os administradores a fornecer endereços IP. A existência de um serviço de servidor DHCP pode reduzir erros no preenchimento de endereços IP que são feitos manualmente.
Enquanto isso, o cliente DHCP é um dispositivo conectado ou sincronizado com o servidor DHCP. Este dispositivo solicitará um endereço IP e receberá a configuração do servidor DHCP para que possa se conectar à rede corretamente.
Pode-se dizer que este cliente DHCP é a parte que solicita um endereço IP e garante que recebeu o endereço IP apropriado.
Bem, agora você não está mais confuso sobre o que é servidor DHCP e cliente, porque ambos têm tarefas diferentes. O cliente DHCP não poderá funcionar ou funcionar sem um servidor DHCP.
Leia também: O que é Colocation Server? Benefícios, pontos fortes e fracos
função do servidor DHCP
O servidor DHCP faz mais do que apenas distribuir endereços IP para dispositivos clientes. Outras funções do DHCP são as seguintes:
1. Gerencie e distribua o endereço IP
A função DHCP é gerenciar e distribuir endereços IP para cada dispositivo cliente. A distribuição desses endereços IP pode ser feita simultaneamente para vários dispositivos de forma automática. Os administradores não precisam configurar manualmente cada computador.
2. Atualize o endereço IP automaticamente
O endereço IP utilizado pelo cliente tem um prazo de validade de uso ou expiração. Se o tempo de uso expirou, o cliente precisa solicitar um novo endereço IP ou renovar um endereço IP expirado. Protocolo de Configuração de Host Dinâmico isso ajuda a renovar o endereço IP automaticamente sem reconfirmação.
3. Evite conflitos de IP
O mesmo endereço IP resultará em conflitos de rede entre dispositivos. Além dos conflitos de rede, o dispositivo não consegue se conectar à rede.
A função do DHCP é reduzir erros porque o servidor possui um banco de dados de diferentes endereços IP. A distribuição de endereços IP também é gerenciada adequadamente, reduzindo assim o risco de erros ou o mesmo endereço IP entre dispositivos.
4. Incentivar a reutilização de endereços IP
A função do servidor DHCP é ajudar os clientes a usar endereços IP que não estão sendo usados por outros dispositivos. O DHCP verificará se o endereço IP não está em uso ou desativado para que o endereço possa ser usado por outros dispositivos clientes.
Como funcionam os servidores DHCP
Agora, depois de conhecer as diferenças entre servidores e clientes DHCP e suas funções, você também precisa entender como funciona um servidor DHCP. Existem 4 processos de trabalho do DHCP, nomeadamente Descoberta, Oferta, Solicitação e Reconhecer. A seguir descreve-se cada etapa.
IP menos descoberta
Descoberta é o primeiro processo em que o dispositivo cliente procurará serviços DHCP conectados à mesma rede.
Depois de encontrar um servidor DHCP em uma rede, o cliente DHCP enviará uma mensagem ao servidor para fornecer a configuração de rede ou o endereço IP disponível no servidor DHCP. O cliente DHCP pode funcionar se o adaptador de rede estiver ativado.
Leia também: Conheça o Servidor de Correio: Definição, Funções, Tipos e Como Funciona
IP oferta mínima
Depois que o cliente DHCP envia mensagem de transmissão ao servidor, o próximo processo do servidor DHCP fará uma oferta ao cliente. A mensagem contém o endereço IP e outras informações de configuração de rede.
IP solicitação de locação
Quando a mensagem de oferta do servidor for recebida pelo cliente, o cliente DHCP aprovará e fará a solicitação. O cliente DHCP enviará uma mensagem solicitar que contém uma solicitação para emprestar um dos endereços IP disponíveis no banco de dados do servidor DHCP.
reconhecimento de concessão de IP
O processo final, ou seja, o servidor DHCP, responderá às mensagens de solicitação dos clientes e enviará endereços IP determinados pelo servidor. O servidor DHCP também enviará outras informações de configuração de que o cliente DHCP precisa.
O servidor atualizará o banco de dados, enquanto o cliente iniciará o processo vinculativo. Processo vinculativo em si é o processo em que o cliente se liga ao endereço IP fornecido pelo servidor.
Depois que esse processo for bem-sucedido, o cliente poderá usar a rede e realizar comunicação de rede ou trocar dados com outros dispositivos clientes na mesma rede local.
Vantagens do DHCP
Usar o DHCP é o processo de fornecer várias vantagens para os administradores no gerenciamento das configurações de rede do dispositivo. As vantagens do DHCP são:
1. O gerenciamento de endereços IP torna-se mais fácil e rápido
Com um sistema de trabalho automático, o DHCP é um protocolo capaz de fornecer configuração de rede de uma só vez para vários dispositivos ao mesmo tempo. É claro que isso é muito benéfico para os administradores porque pode economizar tempo e esforço.
Leia também: Maneiras fáceis de verificar o endereço IP em laptops, Android e iOS
2. Configurações centralizadas no servidor
Com o servidor DHCP, o administrador gerencia apenas o servidor que é o centro de dados de configuração da rede. Se houver alterações ou adições aos dispositivos clientes, o servidor os gerenciará automaticamente.
Os administradores não precisam se preocupar em fazer login de um dispositivo cliente para outro apenas para alterar a configuração.
3. Evite conflitos de IP
O servidor DHCP certamente possui muitas listas de endereços IP diferentes. Isso evita que ocorram conflitos de IP devido à mesma numeração. Imagine se fosse feito manualmente, haveria a possibilidade do administrador repetir o mesmo endereço IP para que o cliente não conseguisse se conectar à rede.
4. Evite erros na numeração do endereço IP
É claro que um endereço IP que consiste em números corre o risco de inserir a configuração errada se for feito manualmente. Esse problema pode ser resolvido pelo servidor DHCP, ainda com mais precisão na determinação do endereço IP de cada dispositivo.
5. Capaz de gerenciar redes em larga escala
A vantagem do DHCP é que ele pode gerenciar e processar muitas solicitações de clientes em uma rede ao mesmo tempo.
Requisitos de instalação e configuração do DHCP
Antes de usar um servidor DHCP, é uma boa ideia prestar atenção às seguintes etapas ou requisitos de instalação:
- Endereços IP estáticos. Este endereço IP será usado como um provedor de serviços e foi configurado para usar ethernet para o cliente.
- Se estiver usando um DVD Debian 9, certifique-se de preparar o pacote de instalação incluído no segundo DVD com antecedência.
- Se estiver usando um repositório de software online, a configuração da lista de origem deve estar correta.
- O próximo passo é entrar no modo root, instalar o servidor DHCP com o seguinte comando: apt0-get install isc-dhcp-server.
- Após a execução, pressione “Y” para iniciar a instalação.
- Se o servidor DHCP foi instalado, mas há uma notificação de falha do servidor DHCP durante a execução, isso é normal porque não foi configurado.
- Em seguida, faça a configuração abrindo o arquivo dhcpd.conf em /etc/dhcp.
- Após abrir o arquivo, configure-o com o comando pico/etc/dhcp/dhcpd.conf.
A seguir está uma lista de computadores clientes que suportam DHCP, ou seja, Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista, Windows Server 2008, Windows 98 e Windows Me.
Essa é uma revisão completa do que é DHCP. Dadas as suas várias funções, não é de estranhar que, no final, muitas partes estejam interessadas em utilizar o serviço na sua rede. É o mesmo com a hospedagem barata da Jagoan Hosting, que agora também é muito procurada, porque com apenas 9.000 rupias você pode facilmente criar um site!