O que é uma VPN? Funções, como funciona, vantagens e desvantagens
[ad_1]
VPN é um serviço de conexão capaz de fornecer acesso a um site, onde todos os dados serão criptografados para que a navegação se torne mais privada e segura. Dito isto, uma VPN é uma tipo de rede de computadores comumente utilizado pelo público.
VPN ou Rede Privada Virtual pode parecer muito complicado para aqueles que não estão familiarizados com isso. Para isso, vamos entender mais sobre o que é uma VPN no artigo a seguir!
Noções básicas sobre VPN
O que são VPNs? Rede Privada Virtual ou em suma, VPN é um método usado para adicionar segurança e privacidade a redes privadas e públicas, como pontos de acesso Wi-Fi e Internet.
VPN é o serviço de conexão mais utilizado pelas empresas para proteger dados sensíveis. No entanto, hoje em dia, o uso de VPNs privadas está ganhando popularidade, pois mais interações exigem que o usuário esteja cara a cara com a Internet.
VPN é um serviço de conexão que pode aumentar a privacidade porque o endereço IP (protocolo de internet) o usuário inicial é substituído por outro IP fornecido pelo provedor de VPN.
Os clientes podem obter endereços IP de regiões Porta de entrada qualquer provedor VPN fornece. Por exemplo, você mora em Jacarta. Mas com uma VPN, é como se você morasse em Malang, Surabaya ou em várias cidades Porta de entrada outro.
Usos de VPNs
Depois de saber o que é uma VPN, podemos concluir que a VPN é um método que muitas empresas usam. Um dos usos de uma VPN é permitir que os funcionários acessem a rede do escritório de seus laptops.
A seguir estão algumas das outras funções de VPN que foram resumidas pela Jagoan Hosting.
1. Criptografia segura
A primeira função de uma VPN é proteger a criptografia. Ao usar uma VPN, geralmente seus dados estarão protegidos ou criptografados. A definição de criptografia é o processo de disfarçar dados em números e letras aleatórios para que não seja fácil de ler diretamente. Normalmente, para ler dados criptografados, certas partes devem estar envolvidas.
2. Transfira dados com segurança
Durante a pandemia desde 2020, muitas atividades devem ser realizadas online, inclusive o envio de dados. Essa é uma das funções de uma VPN, ou seja, transferir dados importantes da rede corporativa com segurança. A maneira como a VPN funciona para transferir dados é conectando o serviço a um servidor privado usando criptografia para reduzir o risco de vazamento de dados.
3. Redução de interrupções de conexão
A terceira função de uma VPN é que você não sofrerá interrupções de conexão. Como a VPN é uma rede privada, ninguém mais pode usar a rede, reduzindo assim o risco de problemas com a conexão.
Leia também: Confira Como Acelerar a Conexão WiFi em Laptops e HP, Anti Lento!
4. Disfarce o local
A próxima função VPN é que uma VPN funciona como um proxy na internet. Para que dados demográficos provenientes de outros países não possam ser encontrados. Isso significa que todos os dados do usuário VPN, incluindo sua localização, permanecem ocultos.
5. Acesse conteúdo regional
O próximo uso de uma VPN é poder acessar conteúdo regional. Com uma VPN, você pode definir sua localização em várias regiões para acessar o conteúdo regional da região. Por exemplo, a Netflix oferece diferentes séries de TV e filmes de acordo com cada país.
Tipos de VPN
A seguir, discutiremos os tipos de VPNs. Existem vários tipos de VPN, aqui estão os principais tipos de VPN que você precisa conhecer.
1. VPN SSL
O primeiro tipo de VPN é SSL As VPNs geralmente são implementadas por meio de uma caixa de hardware. O requisito para usar esse tipo de VPN é que o navegador deve ter recursos HTML-5.
2. VPN site a site
Esse tipo de Site to Site VPN é útil e obrigatório para vários locais corporativos. Cada um tem sua própria rede local (LAN), que geralmente é conectada a uma rede de longa distância (WAN).
3. VPN cliente-servidor
O próximo tipo, ou seja, VPN de cliente para servidor, é uma VPN que funciona para conectar clientes de qualquer lugar. Esse tipo de trabalho ou processo envolve a conexão direta do usuário com o provedor de VPN.
segurança VPN
Além de ter vários usos, uma VPN também possui vários métodos de segurança, incluindo:
1. Firewall
Os firewalls têm uma barreira entre a rede local e a Internet. No firewall também existem portas que podem abrir e quais protocolos são permitidos.
2. Criptografia
A criptografia é o método de segurança usado com mais frequência para proteger os dados. A maneira como essa criptografia funciona é que as informações serão aleatórias, dificultando a leitura por outras pessoas.
3. IPSec
IPSec é um método de segurança que oferece melhores recursos de segurança do que outros. Tipo, um algoritmo de criptografia melhor e mais abrangente.
4. Integridade dos dados
No método de segurança VPN, a integridade dos dados é todo pacote de dados que é passado em uma rede pública, onde é necessário garantir a integridade dos dados.
Leia também: 5 razões pelas quais você deve usar um VPS
Como funcionam as VPNs?
É assim que uma VPN funciona para você como usuário. Quando você inicia o software VPN cliente do provedor VPN, o software criptografará seus dados, mesmo antes do ISP (Provedor de internet) ou seu WiFi o detectou.
Os dados são encaminhados de e para a VPN servidor então continue até o destino on-line Você. Destinos on-line assume que seus dados vêm da VPN servidor assim é a localização, e não de dispositivo bem como a sua localização real.
VPN servidor é um terceiro conectado a rede em seu nome, que pode resolver problemas de privacidade e segurança, como:
O site de destino vê o servidor VPN como a origem do tráfego, e não você. Ninguém pode identificar facilmente você ou seu computador como a fonte de dados, ou o que você faz como quais sites você visita, quais dados você transfere e assim por diante.
Seus dados são criptografados, portanto, mesmo que alguém possa ver o que você envia, eles podem ver apenas as informações criptografadas e não os dados brutos.
Vantagens de usar uma VPN
Na era digital de hoje, a segurança é muito importante e é a mais solicitada pelas empresas. A necessidade de enviar dados criptografados pelas redes também está aumentando.
Obviamente, existem muitas vantagens que podem ser obtidas ao usar a seguinte rede privada virtual. Bem, exemplos de alguns dos usos de uma VPN são:
1. Ajuda a ocultar a identidade online
Porque uma VPN é um serviço de conexão e pode ocultar seu endereço IP e criptografá-lo tráfego on-line você, então sua pegada digital não será rastreável na Internet. hackers não poderá usar seu endereço IP real para descobrir suas informações pessoais.
Além de ajudar a evitar a vigilância de outros usuários, uma VPN também pode ajudar a proteger sua privacidade de anunciante.
2. Protegendo sua conexão online
WiFi é um serviço comum muito conveniente de usar, especialmente se você tiver um plano de dados de celular limitado.
O único problema com o WiFi gratuito é que ele carece de segurança, o que significa que você pode colocar seus dados pessoais em risco.
Se você usa uma VPN, não precisa se preocupar com esses perigos. Por que? Porque uma VPN é uma criptografia para proteger as comunicações online e garantir efetivamente que ninguém possa monitorá-la.
Basicamente, se algum hacker tentar olhar para o seu tráfego, ele verá algo que não faz sentido.
3. Pode impedir o estrangulamento da largura de banda (desaceleração da largura de banda)
A limitação da largura de banda é uma ocorrência em que seu ISP está limitando a largura de banda e diminuindo efetivamente a velocidade da conexão.
Normalmente, os ISPs fazem isso para melhorar seu serviço, eliminando o congestionamento da rede e garantindo que haja largura de banda suficiente para todos os usuários.
Uma VPN é um serviço de conexão que pode criptografar todo o tráfego da Internet para que os ISPs não possam ver suas atividades online.
Eles não saberão se você está usando muita largura de banda jogando jogos online, baixando arquivos ou transmitindo programas de TV.
Desvantagens de usar uma VPN
Na verdade, não há muitas desvantagens que você obterá de um serviço VPN. No entanto, para aqueles que ainda desejam considerá-lo, veja as desvantagens de usar uma VPN abaixo.
1. Nem todos os dispositivos suportam VPN
Os serviços VPN geralmente funcionam em plataformas populares como Windows, iOS, macOS e Android.
No entanto, existem dispositivos como Linux, Chromebooks e Boxee Boxes que realmente não oferecem suporte a aplicativos VPN.
Portanto, você deve configurar uma conexão VPN manualmente no dispositivo ou sistema operacional que deseja usar.
2. VPNs de qualidade são muito caras
Como uma VPN é uma conexão gratuita, não é uma opção confiável. Portanto, goste ou não, você precisa escolher um provedor de VPN pago.
Pode ser um problema se você tiver orçamento o que é mínimo, especialmente porque alguns provedores costumavam cobrar até centenas de milhares de rupias por mês.
3. VPN falsa ameaça sua privacidade
A desvantagem de uma VPN é que, se ela for usada para proteger seus dados online, mas se você não fizer sua pesquisa, poderá acabar escolhendo um serviço que faz o oposto.
Normalmente, é isso que acontece com provedores de VPN falsos ou não pagos. Além disso, as VPNs são serviços de conexão gratuitos, portanto, geralmente não oferecem criptografia configurada corretamente ou podem até expor você a malware.
Sem mencionar a escolha de um provedor de VPN que mantenha registros de suas atividades online. Isso comprometerá seriamente sua privacidade.
Quando usar uma VPN?
Pode ser necessário considerar iniciar uma VPN, especialmente se você:
1. Se você acessa a internet usando Wi-Fi público
Quando você usa uma rede Wi-Fi pública, uma VPN pode ser sua salvadora porque uma VPN é um serviço de conexão que adicionará uma camada extra de segurança aos seus dados. Uma VPN também garantirá que você ignore os ISPs de cafeterias e criptografe todas as suas comunicações.
2. Se você é um trabalhador remoto
Muitos funcionários exigem o uso de uma VPN para acessar os serviços da empresa remotamente e por questões de segurança.
Uma VPN conectada a um servidor da empresa pode fornecer acesso a redes e recursos internos da empresa quando você não estiver no escritório.
Esta é uma explicação do que é uma VPN, seus usos, tipos, como funciona, suas vantagens e desvantagens. Se você realmente precisar, certifique-se de sempre usar um serviço VPN que seja seguro. Considere também todos os riscos possíveis e use-os de acordo com suas necessidades!
Falando sobre segurança, a segurança é o fator mais importante que deve ser considerado. Portanto, se você assinar hospedagem e domínios para o seu site, como hospedagem ilimitada da Jagoan Hosting, não precisa mais se preocupar com isso.
Este serviço já possui segurança e roteamento ISO 27001: 2013 com garantia de segurança com validação oficial do MANRS. Então, você está interessado em tentar?