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O ex-desenvolvedor do Dolphin explica o problema de descriptografia do emulador

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Se você já se perguntou o quão perto de ilegal está sua emulação de videogame pessoal, você vai querer ler isso.

As notícias da semana passada chegaram com manchetes e vídeos sobre a Valve removendo o Dolphin do Steam, depois que a Valve conversou com a Nintendo. Hoje temos mais clareza sobre a situação e ainda mais explicações sobre os problemas que dizem respeito ao Dolphin, bem como todos os emuladores de videogame mais populares com os quais as pessoas jogam hoje.

Agora, a Valve muito recentemente confirmado que eles contataram proativamente a Nintendo por vontade própria sobre o Dolphin, um emulador de videogame que pode rodar jogos de GameCube e Wii em dispositivos Windows, Android e iOS.

A Valve explicou que principalmente não queria lançar um programa como o Gamecube se houvesse possíveis disputas legais com ele, porque seria prejudicial para seus usuários.

Agora, como explicamos em nosso artigo original, a Nintendo não enviou um DMCA à Valve, nem mesmo em resposta à consulta da Valve. Um membro da equipe do Dolphin chamado Pierre Boudroun explicou que a Nintendo essencialmente enviou à Valve um cessar e desistir de distribuir o Dolphin em sua plataforma.

Também mencionamos o uso do emulador Dolphin da chave comum de descriptografia AES-128 do Wii. Esta foi a aparente questão legal que a Nintendo levantou quando se trata do emulador.

Hoje Pierre tem um novo post no Reddit explicando a questão das chaves de decifração em emuladores e as legalidades de seu uso. Vamos resumir os pontos-chave para sua conveniência aqui.

Em primeiro lugar, as chaves de descriptografia são literalmente apenas uma série de números. Como Pierre havia apontado, os emuladores PPSSPP, RPCS3, Xenia, Cemu, Citra, Desmume, Ryujinx, Vita3K, melonDS e no$gba usam chaves de descriptografia. Curiosamente, a API libretro e o frontend Retroarch baseado nela não agrupam essas chaves e estão disponíveis gratuitamente no Steam hoje.

Agora, Pierre esclarece que não é advogado, mas foi desenvolvedor e investidor no Dolphin no passado e conversou com desenvolvedores sobre esse assunto.

Ele descreve suas opiniões sobre as questões legais individuais da seguinte forma:

  • As leis não são claras se as chaves de descriptografia podem ser protegidas por direitos autorais.
  • As leis também não são claras se o uso ou o agrupamento de chaves de descriptografia violar as regras anti-evasão da DMCA. A lei que envolve o DMCA em particular é a 17 USC 1201, que não teve processos judiciais suficientes para determinar como ela seria aplicada.
  • O que o 17 USC 1201 afirma é que contornar as medidas de proteção contra cópia seria violar o DMCA.
  • Há uma questão final, se os próprios emuladores são feitos para contornar medidas tecnológicas como proteção contra cópia em geral. Isso também não foi decidido legalmente, por falta de precedente.

Estamos terminando com as palavras finais de Pierre, sobre o que você precisa saber sobre a área cinzenta legal, que se aplica à emulação de jogos aqui, mas também pode ser mais do que isso:

“Estar na área cinzenta não significa que você está moralmente certo ou errado. É apenas uma consequência da imprecisão das leis escritas nos anos 90 que não acompanharam a tecnologia.

Um terço da lei relevante para emulação e evasão (17 USC 1201) foi escrito para cobrir que tipo de cópia VHS é permitida ou proibida. “Nenhuma pessoa deve aplicar a tecnologia de controle de cópia de controle de ganho automático ou tecnologia de controle de cópia colorida para prevenir ou limitar a cópia do consumidor, exceto tal cópia”. Talvez se eles entrassem em tantos detalhes sobre emulação ou tecnologia DRM moderna que usa criptografia, poderíamos ter respostas claras. Mas nós não sabemos, e qualquer um que afirme ter essas respostas provavelmente está mentindo para você.

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