Lançamento do Dolphin Steam adiado, mas o que exatamente aconteceu? Sem DMCA
[ad_1]
Ao contrário do que você pode ter lido de outros veículos ou especialistas, ninguém enviou um DMCA para bloquear este lançamento.
A Dolphin revelou recentemente que seu emulador de Gamecube e Wii foi adiado indefinidamente do lançamento no Steam, após listagem. No entanto, os relatórios de que isso veio de um DMCA da Nintendo estão incorretos. Então, o que realmente aconteceu?
Tudo começa com uma atualização do blog Dolphin. no dia 27ºeles afirmou:
“É com muita decepção que anunciamos que o lançamento do Dolphin no Steam foi adiado indefinidamente.
Fomos notificados pela Valve de que a Nintendo emitiu um cessar e desistir citando o DMCA contra a página Steam do Dolphin e removeu o Dolphin do Steam até que o assunto seja resolvido. No momento, estamos investigando nossas opções e teremos uma resposta mais aprofundada em um futuro próximo.”
No entanto, PC Gamer adquirido uma opinião legal sobre o assunto e confirmou com Atty Kellen Voyer que a carta enviada pela Nintendo não era um DMCA. Nas palavras de Kellen:
“Eu caracterizaria isso NÃO como um aviso de remoção do DMCA e, em vez disso, como um aviso de que o software Dolphin, se lançado no Steam, violaria (na visão da Nintendo) o DMCA.”
Então, o que exatamente aconteceu aqui? Iremos nos referir ao explicação de um Pierre Bourdon em sua própria instância Mastodon. Pierre é um membro extrovertido da equipe do Dolphin que também leu a carta e demonstrou entender os problemas em primeira mão.
Para citar o TLDR de Pierre:
“1. O departamento jurídico da Valve entrou em contato com a Nintendo of America para perguntar “ei, o que você acha do Dolphin?”
2. A Nintendo respondeu à Valve “nós achamos que é ruim e também que viola as disposições anti-evasão da DMCA” (nota: nada sobre a própria violação de direitos autorais). Também “por favor, tire-o”.
3. O jurídico da Valve remove e encaminha a resposta de NoA para o endereço de contato da Dolphin Foundation.”
Portanto, a Nintendo não enviou ao Steam uma remoção DMCA. O que é, é um cessar e desistir da Nintendo, depois que a Valve checou a opinião deles. Embora você possa achar estranho que os concorrentes estejam conversando entre si dessa maneira, esse é realmente o tipo de coisa sobre a qual empresas como Valve, Nintendo, Sony, Microsoft, Apple etc. falam para evitar ter que processar umas às outras.
Pierre também fala sobre a suposta explicação para o DMCA a que outros veículos se apegaram: o emulador Dolphin usou o Wii AES-128 Common Key, que é um código da Nintendo.
No entanto, Pierre também aponta que o uso dessa chave criptográfica se enquadra em uma área cinzenta legal, uma das muitas áreas cinzentas quando falamos de emulação de videogame. Na verdade, não sabemos se o uso de tais chaves é legal ou ilegal até que vá a tribunal, independentemente do que a Nintendo ou qualquer outra entidade afirme.
Embora a Valve ainda não tenha respondido à imprensa, a Nintendo compartilhado esta declaração com Kotaku sobre o assunto:
“A Nintendo está empenhada em proteger o trabalho árduo e a criatividade dos engenheiros e desenvolvedores de videogames. Este emulador contorna ilegalmente as medidas de proteção da Nintendo e executa cópias ilegais de jogos.
O uso de emuladores ilegais ou cópias ilegais de jogos prejudica o desenvolvimento e, em última análise, sufoca a inovação. A Nintendo respeita os direitos de propriedade intelectual de outras empresas e, por sua vez, espera que os outros façam o mesmo.”
Sobre outros aspectos deste caso, você pode ler a explicação mais longa de Pierre acima, bem como seu tópico de acompanhamento aqui.