CMA observou que a Microsoft tornou títulos Zenimax como Starfield exclusivos em sua decisão
[ad_1]
Embora o CMA possa ter razão, também parece que eles têm evidências para contrariar seu próprio argumento.
Uma das observações da CMA sobre o acordo com a Microsoft Activison foi algo que a Sony havia aproveitado em seu lobby contra o acordo. O fato de a Sony ter feito isso, no entanto, pode apenas ter destacado a validade do argumento.
Na página 178 do CMA decisãoeles disseram o seguinte:
“Primeiro, notamos que qualquer impacto negativo na reputação da Microsoft não a impediu de tornar alguns jogos ZeniMax exclusivos para o Xbox.
Em resposta à reação devido à decisão da Microsoft de tornar o jogo Starfield da ZeniMax exclusivo para Xbox e PC, o chefe de marketing da ZeniMax se desculpou. Esse custo de reputação não fez com que a Microsoft disponibilizasse o jogo em outras plataformas.
Embora CoD (REMOVIDO) do que qualquer jogo ZeniMax, de modo que qualquer efeito de reputação seja razoavelmente maior em termos absolutos, também seriam os outros ganhos e perdas de torná-lo exclusivo.
Não vimos raciocínio ou evidência que sugira que os efeitos de reputação seriam ‘dimensionados’ desproporcionalmente com o tamanho de uma forma que negasse qualquer incentivo para encerrar o CoD.”
Como já havíamos estabelecido, o CMA estava olhando para essa decisão com a perspectiva de que eles simplesmente não confiariam na palavra da Microsoft. Eles continuaram com essa linha de pensamento, mesmo nos casos em que não tinham evidências para provar que a Microsoft mentiu ou deturpou o CMA. Obviamente, a Microsoft é incentivada a garantir que todos os fatos e dados fornecidos ao CMA estejam corretos, para que não sejam acusados de agir de má fé.
Portanto, o CMA está dizendo que Starfield sendo exclusivo e permanecendo exclusivo prova que a Microsoft não hesitará em retirar o cartão de exclusividade. Isso permanecerá verdadeiro, mesmo que prejudique sua reputação.
No entanto, você deve ter notado a linha “Embora CoD (REMOVIDO) do que qualquer jogo ZeniMax, de modo que qualquer efeito de reputação pode ser razoavelmente maior em termos absolutos”
Podemos adivinhar facilmente o que esta seção editada mostra. Isso mostra que os jogos Zenimax não são tão grandes em termos de receita e participação de mercado quanto Chamada à ação. Tão grande quanto o Cair, Ruínae Os Pergaminhos Antigos são, são jogos que levam anos para serem desenvolvidos e lançados, e não foram anualizados como Chamada à ação é. Eles também não têm uma cena de e-sports em expansão para mantê-la relevante e lucrativa o ano todo, ano após ano.
A CMA definitivamente tem a evidência que refuta seu argumento, e eles optaram por ir em frente de qualquer maneira.