O que é Mikrotik? Funções, tipos, benefícios e como configurar
[ad_1]
O que é um micrótico? Mikrotik é um sistema operacional baseado em Linux que torna mais fácil para os usuários usar serviços de internet de qualquer dispositivo, como em um cibercafé. Aqui, o computador faz o papel roteador uma rede.
É de sublinhar que a procuração e roteador são duas coisas diferentes. A diferença entre o proxy e o roteador pode ser vista no tipo físico. Onde está a procuração Programas ou software e roteador é hardware ou hardware.
Se você ainda não entende o que é um proxy, tudo bem. Porque Jagoan Hosting resumiu as informações completas abaixo. Não perca, ok!
O que é Mikrotik?
Como dito acima, a noção de proxy é um sistema operacional baseado em software usado para utilizar um computador como um roteador para uma rede. Mikrotik usa o sistema operacional Linux como base roteador de rede.
Dentro do roteador, os computadores também podem incluir muitos recursos, como redes IP de rede sem fio, provedores de cibercafés e pontos de acesso. Então, pode-se dizer que o Mikrotik é um sistema operacional que realmente ajuda os usuários.
Mikrotik é um sistema projetado especificamente para facilitar diversas finalidades rede de computadores. Por exemplo, projetar e construir um sistema rede de computadores para grande ou pequena escala.
Recentemente, empresas como cibercafés também usam roteadores proxy. Esses usuários estão bastante satisfeitos com o desempenho do proxy.
Por mais avançado que seja o mundo da tecnologia, o proxy também possui muitos recursos adicionais. Essas características tornam o Mikrotik cada vez mais atraente para seus usuários. Alguns recursos adicionais do Mikrotik são:
- UpnP
- SNMP
- MNDP
- Acompanhamento atau contabilidade
- Ipsec
- Cliente DNS em cache
- Roteamento Roteamento Estático
- Firewalls e NATs
- Proxy Web
- Ferramentas e vários outros recursos.
Inicialmente, Mikrotik era o nome de uma pequena empresa formada por John Trully e Arnis Riekstins e tinha um escritório no centro da Letônia. Em 1966, ambos começaram com os sistemas operacionais Linux e MS DOS e combinaram a tecnologia sem fio Uma Aeronet LAN ou WLAN com velocidades de até 2 Mbps na Moldávia.
Ao mesmo tempo, ambos atenderam cerca de cinco novos clientes na Letônia. E com o passar do tempo, os princípios básicos do proxy não funcionam mais sem fio ISP apenas, mas também pode criar um programa de roteador confiável e pode até ser usado em todo o país.
Leia também: O que é ISP? Dê uma olhada nos exemplos, como eles funcionam e suas funções
Função do Mikrotik
Depois de conhecer o significado e um pouco da história do Mikrotik, vamos discutir a função do Mikrotik. As funções e usos do Mikrotik são:
1. Configuração de rede local
Primeiro, a função do Mikrotik é instalar e configurar uma LAN ou Rede local que usam PC Mikrotik Router OS e hardware com especificações inferiores.
2. Fornecer sistema de autenticação
A próxima função do Mikrotik é poder ajudar a bloquear sites que contenham conteúdo proibido. Portanto, o uso do Mikrotik apoiará a criação de uma internet positiva como primeiro passo para reduzir o conteúdo inapropriado ou indecente.
3. Atuar como um ponto de acesso
Terceiro, a função do Mikrotik é que ele pode atuar como um hotspot, o que facilitará muito na hora de configurar e compartilhar largura de banda em cada dispositivo. Além disso, o Mikrotik também pode separar tráfego de banda dados locais e internacionais.
4. Para o gerenciamento de sistemas de rede de internet
Além disso, Mikrotik para uma rede de internet mais centralizada. Dessa forma, os administradores podem gerenciar e gerenciar dados de maneira ainda mais otimizada.
5. Criação de servidor PPPoE
A última função do Mikrotik é usada para dispositivos na criação de servidores PPPoE.
Benefícios do Mikrotik
Sob, você já conhece os benefícios do Mikrotik? Bem, aqui a Jagoan Hosting explicará quais são os 3 benefícios que você obtém ao usar o Mikrotik na construção de um sistema de administração de rede com eficiência e eficácia, é claro!
1. Como um gateway de Internet na rede local
O verdadeiro uso do Mikrotik não é outro senão conectar várias redes locais à internet. Além disso, o roteador proxy desempenha um papel importante no gerenciamento do fluxo de tráfego de dados. Além disso, o uso do Mikrotik também serve como regulador de conteúdo da internet que pode ser acessado por cliente.
2. Ligação entre redes (roteamento)
O Mikrotik tem as principais características, nomeadamente roteamento. A função de seu aplicativo é conectar várias redes e determinar qual caminho é o melhor e mais rápido para chegar endereço do computador o destino
3. Como ponto de acesso
O Mikrotik está equipado com vários recursos baseados em sem fio que funciona como Ponto de acesso na rede fidelidade sem fio. Você pode encontrar sua aplicação em redes públicas locais, como cafés, escolas, escritórios, campi e outras redes públicas.
Tipos de Mikrotik
No mercado, Mikrotik está disponível não apenas um tipo. A empresa Mikrotik desenvolve 2 produtos Mikrotik chamados RouterBoard e RouterOS. Não só o tipo, a forma como as configurações são diferentes de acordo com suas necessidades. Aqui está a explicação:
1. Mikrotik Router OS
O primeiro desses tipos de Mikrotik é o RouterOS, onde o sistema operacional usado é baseado em UNIX e tem uma vantagem em relação ao RouterBoard. Além disso, esse tipo também fornece recursos que variam de pacotes de firewall, pontos de acesso, pacotes de roteadores, pontes, servidores proxy e assim por diante. Somente usando o sistema operacional, você pode construir seu próprio roteador.
2. Mikrotik RouterBoard
Os segundos tipos de Mikrotik são RouterBoard, em contraste com RouterOS que utiliza software. Este tipo de Mikrotik utiliza um sistema operacional de hardware desenvolvido por uma empresa de propriedade da Mikrotik.
RouterBoard é muito pequeno e prático de usar. Em seguida, você também pode instalar o RouterOS em uma RouterBoard configurada corretamente.
RouterBoard consiste em RAM, ROM, processador e memória flash. É aí que o preço de mercado é bastante acessível, que fica em torno de 600-800 mil rupias para um dispositivo RouterBoard.
Como fazer as configurações adequadas do Mikrotik
Por fim, a Jagoan Hosting fornecerá uma breve explicação de como o processo conecta o proxy à rede de internet.
- Primeiro, você precisa configurar o endereço IP, rota padrão, NAT Masquerade, servidor DNS, servidor DHCP e bridging.
- Faça este processo sequencialmente, começando pela configuração do endereço IP no interface conectado ao ISP.
- Em seguida, digite o IP e faça um teste PING no gateway ou endereço IP do ISP. O truque, basta abrir um menu de terminal e entrar no modo Interface da Linha de comando.
- Faça o teste PING novamente e insira o endereço IP.
- Configure a rota padrão com o gateway de endereço IP.
- Você pode reabrir o terminal para testar a conexão com a Internet e tentar configurar os servidores DNS do Google.
- Por fim, digite o endereço IP e verifique-o caixa de seleção que lê “permitir” e teste novamente fazendo um teste PING em todas as URLs existentes.
Essa foi uma explicação do significado do proxy, funções, benefícios, tipos e como conectá-lo à rede de internet. Mikrotik é um software muito importante, especialmente se você deseja abrir uma rede de internet como um cibercafé. Boa sorte!