[ad_1]
O Conselho de Concorrência da Romênia atacou a Sony por restringir os distribuidores de códigos de ativação.
Tem havido muita atenção sobre a Microsoft quando a empresa buscou a aquisição da Activision Blizzard. Essa aquisição ainda é um esforço que a Microsoft está buscando. Mas enquanto eles trabalham com os recursos contra o CMA para colocar esse acordo de volta na frente dos reguladores, a Sony está agora sob os holofotes. Mas, ao contrário da Microsoft, seu destaque não é sobre a aquisição de uma empresa. Em vez disso, o Conselho de Concorrência da Romênia iniciou uma investigação sobre as atuais restrições da Sony em relação aos códigos de jogos.
Graças a um relatório de Gamerante, estamos descobrindo sobre a nova investigação antitruste. Se você se lembra, não faz muito tempo que a Sony optou por impedir que outros distribuidores vendessem códigos de jogos individuais. Em vez disso, esses distribuidores poderiam vender cartões para adicionar moeda à sua conta PlayStation ou resgatar o PlayStation Plus. Mas aqueles códigos individuais de jogos digitais que você usa para poder comprar eram restritos. Agora, apenas a Sony está permitindo que esses jogos sejam comprados diretamente na PlayStation Store.
Isso é algo que já vimos muitos comentários negativos dos consumidores. Mas agora, um novo caso foi aberto pelo Conselho de Concorrência da Romênia enquanto eles investigavam uma possível violação das regras de concorrência. Aos olhos do conselho, eles acreditam que essas práticas que a Sony está lidando agora podem reduzir as opções de compra de videogames compatíveis com o PlayStation. Isso também resultaria em preços mais altos para videogames no console, além de desencorajar os estúdios romenos de desenvolver videogames para o console PlayStation.
Atualmente, isso é apenas uma investigação agora, mas seria interessante ver o que vem disso. Afinal, tenho certeza de que isso seria favorável para os consumidores, pois poderia significar a aquisição de jogos com um pequeno desconto de vários distribuidores de varejo terceirizados. De qualquer forma, pode levar um bom tempo até que mais detalhes surjam deste caso. Com os consoles Sony PlayStation sendo a plataforma mais procurada pelos jogadores romenos e mais de uma centena de estúdios de desenvolvimento de videogames diferentes, teremos que ficar de olho se isso ganhar força ou se outros reguladores apoiarem essa investigação antitruste.
Enquanto isso, como mencionado, a Microsoft também está trabalhando com seus próprios problemas reguladores. Recentemente, eles recorreram da decisão da CMA sobre a aquisição da Activision Blizzard. Embora novos detalhes tenham surgido online desde então, sugerindo que a decisão inicial do CMA poderia ter um conflito de interesses.